Blogger news

15 de setembro de 2014

Lembrem-se: o vestibular é cruel.

 
 "Quero viver muitos anos mais. Mas com alegria. Quero ter força pra travar batalhas que julgo importantes! A preservação da Amazonia! Viver com mais sabedoria! Entre a multidão dos meus desejos para a educação, elejo com minha prioridade acabar com os vestibulares. Os vestibulares, são, ao meu ver, a coisa mais estúpida que estraga a educação. Não me importam os vestibulares como processo seletivo para a entrada nas universidades. Importa-me o que eles fazem com todo o processo escolar que os antecede. Em primeiro lugar, eles são inúteis. Os supostos saberes exigidos para os malditos exames estão condenados ao esquecimento. Eu não passaria nos vestibulares, nossos reitores não passariam nos vestibulares, os professores de cursinhos não passariam nos vestibulares. Os especialistas em português tombariam diante dos problemas de física e química. Os professos de física e química tombariam diante das questões de análise sintática. Memória ruim? Não. Memória inteligente. A memória inteligente sabe esquecer o que não  faz sentido. E a desgraça é que as escolas, desde o seu inicio, vivem sob a sombra do grande bicho-papão. Quem determina os saberes a serem sabidos são professores que preparam as questões para os exames. E, então, as questões fundamentais da educação, da formação humana dos alunos, são enviadas para o porão. O prazer da leitura? Quem pensara que a leitura dá prazer quando ela é obrigatória? Não existe forma mais rápida de fazer um aluno detestar a leitura que fazer dela um dever de que se terá de prestar contas. A apreciação da musica, a educação dos sentidos, a curiosidade vagabunda... Tudo é deixado de fora. Tanto sofrimento para nada- porque tudo é esquecido. Além de inúteis são perniciosos, porque criam hábitos mentais tortos.  Para casa pergunta há uma resposta correta! Mas na vida não é assim. Nem na ciência. A ciência se faz com uma infinidade de erros. Sem os vestibulares, as escolas estariam livres para realmente educar. Quero o fim dos vestibulares. Mas que processo os substituiria? Minha sugestão: um sorteio... Loucura? Parece, mas não é."

-Rubem Alves ❤️


4 de março de 2014

Esqueci de lembrar de mim


Eu to te escrevendo só com o objetivo de você saber de tudo, não é por que eu to com saudade, mas por que seria injusto você não saber.

Pensei que dessa vez tinha te encontrado, em meio a tanta gente rasa. Encontrado minha pedra preciosa. Gastei tanto tempo pensando e escrevendo sobre você que me esqueci de lembrar de mim. Ouvia tanto a nossa musica, me fazia sentir melhor, ainda faz, ainda bem que isso você não estragou... When you try your best... Quem poderia estragar uma musica tão boa assim né? 

Me enganei tão profundamente sobre como você tinha chegado na minha vida pra me tirar do meu buraco escuro e curar minha feridas internas, como um anjo faria. Como o meu anjo faria. Mas me enganei feio. Você talvez tenha chegado na minha vida com outro propósito, com o propósito de me fazer feliz por um momento e depois me esquecer, como os outros e não como a pessoa que se diz diferente faria. Você me disse tantas coisas, me fez tantas promessas, se fez crescer dentro de mim, se fez diferente, e no final acabou sendo igual. Que pena, isso tudo, aquilo tudo podia ser verdade.

Você era quem eu pensei que tinha esperado todo esse tempo, aquela pessoa especial, que me fazia sentir especial, mas depois de segundos desfazia isso. Eu te amei, não vou negar, ainda mais por que eu te disse isso e você rejeitou, como se eu fosse contagiosa, mas não tem problema, esse tipo de coisa não tem mais importância, não me afeta mais a muito tempo.

Nunca vou esquecer o quanto você me fez feliz, e também nunca vou esquece o presente que você me deu a partir do momento em que resolveu ser mais um entre todos. Obrigado por me fazer mais forte, mais espertar a minha volta, mais atenta ao que é diferente e o que é igual, obrigada mesmo, de coração... 

9 de fevereiro de 2014

Sem dó nem ré.


Quando vc deixa de falar comigo eu sinto falta, tanta tanta falta, mesmo não tendo assunto eu quero que vc esteja lá comigo, do outro lado de onde possa estar. O que vc tem que me faz querer te abraçar toda hora e dizer a cada termino de frase "eu te amo"? Eu não sei, só sei que é tão forte o que me leva até vc, tão forte. 

Há como eu agradeço por ter te achado, nesse emaranhado de pessoas vazias e rasas eu finalmente  encontrei encontrei minha pedra preciosa enterrada lá na fundo do rio. Olhei dentro dos teus olhos e esqueci eles lá. E a cada som da tua risada do outro lado da linha é uma melodia sem dó nem ré. 

Te amo como amo sushi. Te amo como amo tulipas azuis. Te amo como amo o som e o cheiro do mar. Te amo como os cachorros amam seus donos. Te amo como vc já a amou. Te amo de um jeito tão difícil de explicar. Te amo do meu jeito raro de se amar. Te amo pra sempre e eternamente até quanto durar. 

1 de fevereiro de 2014

Matur


Maturidade é ter o poder de controlar a raiva e de resolver divergências 
sem violência nem destruição. 
Maturidade é ter paciência e disposição para abrir mão de um prazer 
imediato, com vistas a uma vantagem a longo prazo. 
Maturidade é ter perseverança, é empenhar-se a fundo num programa, 
a despeito da oposição e dos contratempos desalentadores. 
Maturidade é ter abnegação, é atender às necessidades alheias. 
Maturidade é ter a capacidade de enfrentar o desagradável e a 
decepção sem nos tornarmos amargos. 
Maturidade é ter humildade. Uma pessoa madura consegue dizer: 
"Perdoe-me." E, quando fica provado que estava com a razão, não 
sente a necessidade de se vangloriar: "Eu não disse?" 
Maturidade significa credibilidade, integridade e cumprimento da 
palavra. 
Os imaturos encontram pretexto para tudo. São os retardatários 
crônicos, os contadores de vantagens, que falham no momento das 
crises. A vida dessas pessoas é um emaranhado de promessas não 
cumpridas, assuntos inacabados e amizades desfeitas. 
Maturidade é ter a capacidade de viver em paz com o que não se pode 
mudar. 




 

31 de janeiro de 2014

Crescer?


Alguém me disse certa vez "vamos lá, seja mulher, pare de rir das coisas a toa, pare de culpar os outros quando a culpa é sua, pare de ser infantil" O que ele não sabe é que eu deixei de ser criança a partir do momento em que não enxergaram a dor em meus olhos. Deixei de ser criança quando eu tive que fazer escolhas difíceis. Deixei de ser criança quando me disseram um não. Deixei de ser criança quando eu sentir uma dor tão dilaceraste que band aind não tapava o tamanho da ferida. Deixei de ser criança quando negaram me amar, quando me deixaram. 

Meu lado brincalhão, meu lado infantil, que tenta sempre fazer todos rirem é o lado mais superficial do meu ser. O lado que só existe pra fazer as pessoas felizes ou a menos tentar. Me perguntaram certa vez "quem é você?" E eu respondi "isso é um segredo guardado a 8 chaves".   Quem eu sou, ninguém nunca vai ter maturidade o suficiente nem pra desvendar, muito menos compreender. Prefiro passar essa imagem de "menina" feliz e sorridente do que me arriscar a traspassar o que realmente sou, as pessoas poderia recuar antes de chegar a ponta do conhecimento.

Ser mulher, ser menina, ser os dois, ser amada, ser desamada. Então qual o problema de eu passar uma imagem de menina? Quando EU sei o que realmente sou, ninguém mais precisa saber, só eu. Vou continuar sendo essa pessoa que diz ser o que é para os outros para ter alguma coisa pra falar. Vou continuar me fingindo de inocente e frágil, não me importo, eu sei a verdade.

28 de janeiro de 2014

O balão



Minha saída de casa é acompanhada por mangueiras que já conhecem o som dos meus passos de tanto eu passar por lá, pela sorveteria da esquina e pelo mendigo do canto da rua.

Hoje, neste dia há algo diferente, tudo está mais silencioso, mais cinza, sem cor, sem vida. As arvores não estão mais tão verdes e o vento mais frio por ironia e eu só vejo carros cinzas na rua. Parece que a paisagem reflete meu humor, se dobra e desdobra pra mostrar isso, pra mostrar meu descolorido interno.

Percorro a tua com as arvores 
acompanhando-me e me sento no mesmo lugar de sempre da parada de ônibus, sempre lotada, hoje deserta. Vejo o mundo passar a minha volta, um ou outro carro de cor, mas sempre sem tom.

Me espanto quando ao meu lado se senta um homem que me tira do meu torpor e pergunta qual ônibus eu estou esperando. E eu, com uma voz sem vida, respondo: 
-marex, ver-o-peso.

E volto a esperar o ônibus que nunca vem, embargada aos meus pensamentos sobre vida e musicas do coldplay.

Inesperadamente, na esquina da rua do outro lado, ele vem, cheio de balões coloridos na mão e de repente o ponto de luz se torna aquele senhor de barba de algodão com balões coloridos na mão.
 
Ele atravessa a rua e vem na direção da parada, eu encantada com todo aquele colorido que de repente apareceu no meu dia, não paro de olhar pro inocente senhor, quando, para minha surpresa, ele vem em minha direção e pergunta:

- quer um balão minha jovem?

Eu, sem reação de felicidade, respondo:

- quero sim

Aquele senhor, inocente e alheio a minha vida simplesmente transformou minha forma de pensa ao que se diz quando dizemos que simples coisas podem melhoras o seu dia. O simples ato de eu ter ganho um balão de gás colorido mudou completamente meu dia, ele coloriu meu descolorido com o colorido de seus balões.